BIOESTIMULADORES
O QUE VOCÊ PRECISA SABER
Uma pele jovem e saudável contém colágeno, responsável por dar volume, sustentação e elasticidade. O envelhecimento e alguns fatores como excesso de sol e tabagismo provocam diminuição da fabricação dessa proteína (que é produzida naturalmente pelo nosso corpo), assim como sua degradação.
A produção começa a cair a partir dos 30 anos, mas, em geral, os sinais mais intensos (rugas e flacidez) começam a aparecer a partir dos 40, quando o uso dos bioestimuladores começa a ser uma alternativa interessante para estimular a produção de colágeno e consequentemente, atenuar a flacidez.
Os bioestimuladores são substâncias fabricadas em laboratório, que quando injetados induzem as células (fibroblastos) a produzir mais colágeno e, consequentemente, dão mais sustentação à pele. Existem dois tipos disponíveis no mercado brasileiro até o momento: o ácido Poli-L-Láctico (conhecido comercialmente por Sculptra) e a hidroxiapatita de cálcio (de nome fantasia Radiesse).
Indicação
-
Linhas de expressão e marcas indesejadas trazidas pela idade;
-
Flacidez do rosto, objetivando melhorar o contorno do rosto;
-
Flacidez nos braços, dando um fim naquele famoso “tchauzinho”;
-
Flacidez do abdômen, principalmente após situações como parto;
-
Flacidez nas partes internas das coxas;
-
Celulite;
-
Envelhecimento das mãos.
Aplicação
Trata-se de um procedimento minimamente invasivo, no qual um especialista insere o ácido em determinada região do corpo com a ajuda de uma agulha fina. Pessoas mais sensíveis podem usar pomadas anestésicas para diminuir o desconforto. O procedimento, em geral, leva de 45 a 60 min para ser realizado.
Habitualmente, são indicadas três sessões, com intervalo de 1 a 2 meses ente elas. A fabricação de colágeno pelo corpo humano é um processo lento, assim os resultados não são imediatos, mas graduais e duradouros. Começam a ser notados por volta da 3ª semana após a aplicação. O paciente sentirá um real aumento da firmeza do rosto ou do corpo após 3 meses da aplicação
Cuidados antes/depois
-
A pele deve estar saudável, sem lesões ou infecções;
-
Evitar tomar Aspirina (ácido acetil salicílico) ou anti-inflamatórios durante os 3 dias que antecedem à aplicação, para diminuir o risco de hematomas;
-
Após a aplicação não há restrições ao retorno das atividades habituais;
-
Evite a luz solar excessiva ou sessões de bronzeamento até que a vermelhidão, o inchaço e o hematoma desapareçam;
-
Aplicar uma bolsa fria (não gelada) na área afetada por alguns minutos nas primeiras 24 horas;
-
Massagear a área por cinco minutos algumas vezes por dia, durante os primeiros dias após a aplicação.
Efeitos Colaterais
-
Pode ocorrer inchaço, vermelhidão, hematoma ou uma leve dor no local da aplicação, que costumam desaparecer espontaneamente em 24 a 48 horas.